AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS

Exercícios de Simulação da Série MAS (Multiple Assessment Series)


Os Exercícios de Simulação da Série MAS (Multiple Assessment Series) são um repositório de técnicas desenhadas para simular aspectos importantes do desempenho profissional. 


Estes exercícios criam oportunidades para observar o comportamento de candidatos e participantes em situações realistas, de modo a avaliar competências críticas para o trabalho. Também proporcionam aos candidatos o contacto com o tipo de tarefas e decisões envolvidas na função para a qual estão a ser selecionados, promovidos ou desenvolvidos.

Estão divididos em quatro níveis de dificuldade: Gestão Estratégica, Gestão Tática, Gestão Operacional e Contacto com o Cliente.

EXERCÍCIOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA 

Estabelecimento da estratégia para uma organização; tomadas de decisão críticas que afectam o rumo de uma organização.

Apropriados para: Gestores seniores, diretores, estrategas da organização.

EXERCÍCIOS DE GESTÃO TÁTICA 

Implementação de estratégias num quadro alargado de responsabilidades; tomadas de decisão afetando um departamento ou função da organização.

Apropriados para: Gestores de departamento ou área; quadros superiores experientes.

EXERCÍCIOS DE GESTÃO OPERACIONAL E PARA QUADROS 

Planeamento de tarefas e projetos num quadro de responsabilidades claramente definido; tomadas de decisão com implicações em assuntos ou projectos específicos.

Apropriados para: Licenciados, gestores estagiários, gestores juniores, quadros e supervisores.

CONTACTO COM O CLIENTE 

Avaliação de competências necessárias ao sucesso na venda, no atendimento e na assistência ao cliente.

Apropriados para: Vendedores, assistentes de clientes, assistentes de call centre. 




Em que situações os MAS podem ser utilizados?

* Recrutamento, seleção, promoção, deteção de necessidades de formação e desenvolvimento, treino e mudança comportamental. 

* Quando um grupo de colaboradores ou candidatos precisa de ser avaliado e comparado 

* Para identificar claramente qual o desempenho previsível da pessoa numa função específica 

* Para avaliar pontos fortes e necessidades de desenvolvimento 

* Para elaborar programas de formação 

* Para realizar Assessment Centres com objetivos de seleção, promoção, gestão do desempenho ou desenvolvimento 

* Para avaliar áreas de competência como comunicação, persuasão, trabalho em equipa, inovação, análise, estratégia, estilo de liderança, etc. 




TIPOS DE EXERCÍCIOS DE SIMULAÇÃO


In-trays - tratam-se de exercícios individuais em que é dado ao candidato/participante um conjunto de documentação contendo informação que precisa de ser tratada. As tarefas incluem separar e organizar esta informação, estabelecer prioridades para os diferentes assuntos, tomar decisões e redigir relatórios. Avaliam competências como analisar informação, formular estratégias, planear e organizar, tomar decisões e comunicar por escrito. 


Exercícios de Grupo - constituem uma valiosa fonte de informação acerca da forma como as pessoas se comportam numa reunião e como trabalham em equipa. Este tipo de exercícios é particularmente indicado para avaliar competências para liderar e supervisionar, trabalhar com pessoas, relacionar-se e trabalhar em rede, persuadir e influenciar, apresentar e comunicar informação, analisar, criar e inovar, planear e organizar, e decidir e iniciar a ação.

Exercícios de Apresentação - são exercícios interativos em que os candidatos/participantes recebem informação escrita para analisar e depois apresentam uma recomendação. São especificamente adequados para avaliar competências como analisar informação, decidir, criar e inovar, formular estratégias e conceitos, apresentar e comunicar informação.

Exercícios de Procura de Informação - neste tipo de exercícios interativos, é dada aos candidatos/participantes informação muito incompleta sobre um problema. O candidato tem de procurar a informação necessária para tomar uma decisão sobre esse assunto. São geralmente ajustados para avaliar as competências para analisar, decidir e iniciar a ação, apresentar e comunicar informação, aprender e investigar, e planear e organizar.

Role Plays - os candidatos/participantes interagem com um avaliador que desempenha o papel de colaborador, cliente, fornecedor ou colega, numa reunião face a face ou num contacto telefónico. Avaliam bem competências como decidir e iniciar a ação, liderar e supervisionar, trabalhar com pessoas, persuadir e influenciar, apresentar e comunicar informação, analisar, planear e organizar, apresentar resultados e corresponder às expectativas dos clientes, e apresentar resultados profissionais.

Para conhecer toda a variedade dos nossos exercícios de simulação, marque uma reunião contactando para o telefone (+351) 217 813 900 ou o E-mail shl@shlportugal.pt 


Requisitos de Formação para utilização autónoma:

Curso sobre Planear um Assessment & Development Centre (Conceção e Implementação) 

Curso de Formação de Assessors em Assessment & Development Centres

Licença Anual MAS