Os Exercícios de Simulação da Série MAS (Multiple Assessment Series) são um repositório de técnicas desenhadas para simular aspectos importantes do desempenho profissional.
Estes exercícios criam oportunidades para observar o comportamento de candidatos e participantes em situações realistas, de modo a avaliar competências críticas para o trabalho. Também proporcionam aos candidatos o contacto com o tipo de tarefas e decisões envolvidas na função para a qual estão a ser selecionados, promovidos ou desenvolvidos.
Estão divididos em quatro níveis de dificuldade: Gestão Estratégica, Gestão Tática, Gestão Operacional e Contacto com o Cliente.
EXERCÍCIOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Estabelecimento da estratégia para uma organização; tomadas de decisão críticas que afectam o rumo de uma organização.
Apropriados para: Gestores seniores, diretores, estrategas da organização.
EXERCÍCIOS DE GESTÃO TÁTICA
Implementação de estratégias num quadro alargado de responsabilidades; tomadas de decisão afetando um departamento ou função da organização.
Apropriados para: Gestores de departamento ou área; quadros superiores experientes.
EXERCÍCIOS DE GESTÃO OPERACIONAL E PARA QUADROS
Planeamento de tarefas e projetos num quadro de responsabilidades claramente definido; tomadas de decisão com implicações em assuntos ou projectos específicos.
Apropriados para: Licenciados, gestores estagiários, gestores juniores, quadros e supervisores.
CONTACTO COM O CLIENTE
Avaliação de competências necessárias ao sucesso na venda, no atendimento e na assistência ao cliente.
Apropriados para: Vendedores, assistentes de clientes, assistentes de call centre.
Em que situações os MAS podem ser utilizados?
* Recrutamento, seleção, promoção, deteção de necessidades de formação e desenvolvimento, treino e mudança comportamental.
* Quando um grupo de colaboradores ou candidatos precisa de ser avaliado e comparado
* Para identificar claramente qual o desempenho previsível da pessoa numa função específica
* Para avaliar pontos fortes e necessidades de desenvolvimento
* Para elaborar programas de formação
* Para realizar Assessment Centres com objetivos de seleção, promoção, gestão do desempenho ou desenvolvimento
* Para avaliar áreas de competência como comunicação, persuasão, trabalho em equipa, inovação, análise, estratégia, estilo de liderança, etc.
TIPOS DE EXERCÍCIOS DE SIMULAÇÃO
In-trays - tratam-se de exercícios individuais em que é dado ao candidato/participante um conjunto de documentação contendo informação que precisa de ser tratada. As tarefas incluem separar e organizar esta informação, estabelecer prioridades para os diferentes assuntos, tomar decisões e redigir relatórios. Avaliam competências como analisar informação, formular estratégias, planear e organizar, tomar decisões e comunicar por escrito.
Exercícios de Grupo - constituem uma valiosa fonte de informação acerca da forma como as pessoas se comportam numa reunião e como trabalham em equipa. Este tipo de exercícios é particularmente indicado para avaliar competências para liderar e supervisionar, trabalhar com pessoas, relacionar-se e trabalhar em rede, persuadir e influenciar, apresentar e comunicar informação, analisar, criar e inovar, planear e organizar, e decidir e iniciar a ação.
Exercícios de Apresentação - são exercícios interativos em que os candidatos/participantes recebem informação escrita para analisar e depois apresentam uma recomendação. São especificamente adequados para avaliar competências como analisar informação, decidir, criar e inovar, formular estratégias e conceitos, apresentar e comunicar informação.
Exercícios de Procura de Informação - neste tipo de exercícios interativos, é dada aos candidatos/participantes informação muito incompleta sobre um problema. O candidato tem de procurar a informação necessária para tomar uma decisão sobre esse assunto. São geralmente ajustados para avaliar as competências para analisar, decidir e iniciar a ação, apresentar e comunicar informação, aprender e investigar, e planear e organizar.
Role Plays - os candidatos/participantes interagem com um avaliador que desempenha o papel de colaborador, cliente, fornecedor ou colega, numa reunião face a face ou num contacto telefónico. Avaliam bem competências como decidir e iniciar a ação, liderar e supervisionar, trabalhar com pessoas, persuadir e influenciar, apresentar e comunicar informação, analisar, planear e organizar, apresentar resultados e corresponder às expectativas dos clientes, e apresentar resultados profissionais.
Para conhecer toda a variedade dos nossos exercícios de simulação, marque uma reunião contactando para o telefone (+351) 217 813 900 ou o E-mail shl@shlportugal.pt
Requisitos de Formação para utilização autónoma:
Curso sobre Planear um Assessment & Development Centre (Conceção e Implementação)
Curso de Formação de Assessors em Assessment & Development Centres
Licença Anual MAS