ASSESSMENT PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 

Case Study BRODHEIM

 

Preparar a Liderança do Futuro

A Empresa

O Grupo Brodheim, líder no setor premium e de luxo de retalho de moda e ótica em Portugal, representa exclusivamente algumas das marcas mais prestigiadas do mundo da moda: Burberry, Tods, Guess, Timberland, Vans, CH, Emporio Armani, MaxMara e Michael Kors, bem como a referência no setor da ótica, a Optivisão. 

 

Desafio

Preparar o futuro, implementando um programa de upskilling que permita desenvolver os atuais quadros de Direção, de modo a assegurar a sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo. 

 

A SOLUÇÃO

 

Identificar o conjunto de competências críticas para o exercício da liderança estratégica, tendo em consideração os novos contextos em que o Grupo irá atuar, com recurso à Estrutura Universal de Competências da SHL.

Selecionar uma metodologia de assessment robusta, que permita realizar um diagnóstico abrangente, a nível individual e coletivo, dos elementos da Direção. 

Metodologia flexível, aplicável presencialmente e online: Questionário Feedback 360º; Exercício de Role Play de Liderança; Business Case; Entrevista de Avaliação de Competências e de Aspiração; e Inventário de Comportamentos Profissionais (OPQ). 

 

 

Relatórios individuais, com identificação de pontos fortes, áreas de melhoria face às competências avaliadas e sugestões de desenvolvimento personalizadas. 

Sessões individuais de feedback e estabelecimento de Planos de Desenvolvimento Individuais.

Recurso à App da SHL, My Tweak, para estimular e promover o desenvolvimento das competências assinaladas em cada participante.

 

 

 

 

OS RESULTADOS

 

 

38% dos colaboradores identificados como detendo atualmente as competências necessárias para fazer face aos desafios futuros.



 

 

 

38% dos colaboradores assinalados como tendo potencial para lidar eficazmente com os desafios futuros, ainda que necessitem de desenvolvimento em competências específicas.

 

Planos de desenvolvimento individuais e coletivos, com indicação de ações específicas.

 

Satisfação global dos participantes com a iniciativa, com a forma como o processo foi conduzido e com o interesse revelado pela Administração no desenvolvimento dos colaboradores.

 

Conhecimento mais aprofundado do quadro Diretivo do Grupo, que apoia a tomada de decisão em relação à gestão do Talento:



Avaliação comparativa, de cada participante, entre medidas de desempenho e de potencial.

Benchmark interno, permitindo posicionar cada participante em relação ao grupo avaliado.

Benchmark externo, permitindo posicionar cada participante em relação às médias do setor Comércio e Distribuição e de Todos os outros Setores.

Analytics com base nos resultados globais, permitindo a identificação dos principais pontos fortes e áreas a desenvolver. 

 

 

 

 

 

 

Testemunho de Sofia Mendes

Head of People and Talent Development

 

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