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Os Exercícios de Simulação são concebidos para reproduzir uma tarefa ou competência particular, necessária para o desempenho da função em causa.
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Para o candidato, é fácil perceber que tipo de competências estão a ser avaliadas.
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Embora possam ser difíceis, os exercícios de simulação são frequentemente agradáveis de fazer.
As tarefas e competências que podem ser avaliadas com os exercícios de simulação são variadas, razão por que existem diferenças consideráveis no género de materiais, cenários e pessoas envolvidas de exercício para exercício.
Os tipos mais frequentes de exercícios de simulação:
In-trays
Os in-trays ou in-baskets envolvem trabalhar com o conteúdo do cesto de papéis (in-tray) que existe em cima da secretária de um gestor. Tipicamente, este conteúdo consiste em cartas, memorandos e outra informação importante. Pode ser-lhe pedido que trabalhe com essa informação escrita e tome decisões, gerindo o volume de trabalho em função de um prazo apertado.
Por exemplo: Pode ser-lhe pedido para assumir a função de um responsável de relações públicas de uma empresa que está a organizar um stand numa exposição. As suas tarefas têm a ver com a organização e montagem desse stand, tocando áreas como pessoas envolvidas, finanças e marketing.
Testes de pensamento produtivo
Estes testes avaliam o volume, diversidade e originalidade das suas ideias. É confrontado(a) com questões abertas relacionadas com vários problemas e situações, às quais tem de responder dentro de um certo limite de tempo.
Por exemplo: É-lhe apresentada uma situação em que operadores de uma fábrica manifestam baixa satisfação com o seu trabalho e a rotação das pessoas é elevada. É-lhe pedido que produza o maior número possível de ideias para aumentar o moral desses trabalhadores utilizando um orçamento limitado.
Exercícios de grupo
Os exercícios de grupo são discussões com um tempo limite, em que um grupo de candidatos trabalha em conjunto para resolver um problema relacionado com o trabalho. Por vezes, é-lhe atribuído um papel particular dentro dessa equipa, por exemplo responsável de vendas ou de recursos humanos. Outras vezes não são atribuídas funções diferentes aos participantes na discussão em grupo. É avaliado(a) por observadores que não procuram geralmente respostas certas ou erradas, mas sim o modo como interage com os colegas da equipa.
Por exemplo: O seu papel é o de membro da equipa de marketing de uma companhia farmacêutica. É pedido à equipa para discutir o lançamento de um novo produto, cobrindo aspetos como publicidade, preocupações éticas, embalagem e preço.
Apresentações
Pode ser-lhe pedido que faça uma apresentação formal a alguns avaliadores. Em alguns casos, isto significa preparar previamente uma apresentação sobre um determinado tópico que é dado. Noutros casos, é-lhe pedido que interprete e analise informação fornecida na altura e apresente uma exposição oral que suporte uma decisão.
Por exemplo: É-lhe pedido para tomar uma decisão acerca da mudança de instalações da sede de uma empresa de fabrico de equipamento electrónico. Tem de apresentar as suas recomendações e explicar de modo completo o seu raciocínio. São-lhe depois feitas perguntas acerca da sua decisão por um avaliador.
Exercícios de procura de informação
Num exercício de procura de informação pode ser-lhe pedido para chegar a uma decisão a partir de informação muito incompleta. A sua tarefa é determinar que informação adicional precisa para tomar a decisão e, por vezes, questionar o avaliador para obter essa informação.
Por exemplo: Desempenha o papel de gestor regional de uma agência de viagens que tem de lidar com a reclamação de um cliente. É-lhe pedido que diga de que informação necessita para chegar a uma decisão e dispõe de um período de tempo limitado para fazer perguntas ao avaliador, antes de expor os argumentos que fundamentam a decisão que tomou.
Role plays
Num role play, é-lhe atribuído um papel que tem de desempenhar na realização de uma tarefa. Esta tarefa envolve interagir de uma certa forma com um role player.
Por exemplo: O seu papel é o de um novo gestor de uma cervejeira e, como parte do seu programa de integração na empresa, é-lhe solicitado que tenha uma reunião com um cliente cuja conta vai ser da sua responsabilidade. Precisa de se apresentar e de descobrir se o cliente tem algumas necessidades ou problemas que necessite conhecer. Se houver alguns, precisa de explicar ao cliente que medidas vai tomar acerca desses assuntos.